MAÇONARIA E EDUCAÇÃO NA CIDADE DE SOROCABA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS RELAÇÕES DE PODER
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir a atuação social da Maçonaria na segunda metade do século XIX (1870-1900) na cidade de Sorocaba, mostrando que tais agentes sociais tinham como proposta a modernização da cidade através das instituições escolares ligadas a maçonaria e ao presbiterianismo. A partir da análise do conceito de campo em Bourdieu (1996), o trabalho mostra que a cidade de Sorocaba no final do século XIX se configurava como um espaço social de poder construído através das relações entre diversos agentes sociais pertencentes aos diferentes campos que compunham a dinâmica urbana: campo político, religioso, social e educacional. No campo político e religioso alguns agentes sociais eram oriundos da maçonaria e do presbiterianismo e, para solidificarem seu projeto político, utilizaram-se de várias estratégias: organização de instituições escolares (maçônicas e protestantes), o uso da imprensa jornalística, a inserção no campo político, a modernização da cidade, libertação de escravos, industrialização, entre outros.
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